26
jul
2019

Dia do detetive particular

Homem com capuz segurando um lupa

Esta é uma homenagem da Agencia Ferreira a todos os detetives particulares brasileiros, para quem deixamos um forte abraço neste dia do detetive particular.

Em setembro de 1996, foi estabelecida a data de 26 de julho como dia do detetive particular, por meio da Lei 9369/96. Para ler a lei na íntegra, clique aqui.

Quem nunca acompanhou histórias sobre destemidos detetives, em filmes, livros, teatros ou novelas? O fato é que detetives particulares sempre fizeram parte da ficção. Personagens como Sherlock Holmes ajudaram a tornar a profissão conhecida e rodeada de mistérios. Conheça o personagem clicando aqui.

O que muitos não sabem é que detetives profissionais são uma realidade. Atuam em diversos níveis da sociedade, investigando os mais variados tipos de casos. Muitos ainda enxergam o detetive particular como um caçador de adultério. Porém, essa nobre profissão é antiga e tem ganhado espaço na legislação brasileira, proporcionando segurança para contratantes e contratados.

Hoje é comum a parceria entre detetive particular e advogado, inúmeros são os relatos sobre profissionais de inteligência privada atuando em casos criminais, cíveis, trabalhistas ou cooperando com investigações policiais. Com a aprovação da lei 13432/17, a profissão ganhou destaque e cresceu no Brasil, assim como em outros países, em que este trabalho já tem grande notoriedade.

O fato é que ser um detetive particular no Brasil é um desafio, é matar um leão por dia, é algo que exige investimento em tecnologia, estudo constante, preparo, coragem, ética, mas principalmente, dedicação e o amor pelo trabalho. É muito bom pertencer a esta classe. Seguimos com a confiança e o orgulho contribuir com a sociedade.

Parabéns a todos os detetives e que Deus abençoe a cada um de nós.