23
fev
2022

Os perigos da investigação amadora

null

Mais do que um artigo, o texto de hoje é um alerta. Investigação deve ser feita por profissionais treinados, equipados e emocionalmente preparados para o trabalho.

Ocorre que com a globalização e o fácil acesso à internet, estamos vivendo uma onda “do faça você mesmo”. Incontáveis tutoriais estão na internet, eles te ensinam a cozinhar, costurar e mais uma infinidade de coisas. Porém, é necessário selecionar o que realmente pode ser feito por um amador. Você pode tentar fazer a comida que um chef renomado faria, se der errado, tudo bem, apenas os ingredientes foram perdidos.    

Para algumas coisas a moda do faça você mesmo não é recomendada, um exercício feito errado pode resultar em uma lesão, um veículo reparado de forma incorreta pode resultar em acidente e uma investigação mal feita pode ter resultados catastróficos.

Com os cursos de 5 minutos e os tutoriais, muitos se acham detetives, recorrem a recursos como câmeras escondidas, gravadores, grampos e invasões de dispositivos dos mais diversos. Essas condutas são criminosas e podem piorar muito as coisas.

Outro problema recorrente na investigação amadora é a instabilidade emocional dos envolvidos. Investigação feita dessa forma é passional e casos assim não acabam bem. Podem resultar em acidentes, agressões, prejuízos financeiros e variados crimes.

Um bom exemplo do que estamos falando é a investigação referente ao atentado na maratona de Boston. O FBI, Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos, pediu ajuda às pessoas que fizeram imagens do evento e em menos de 24 horas surgiram milhares de imagens. O problema é que também vazaram imagens que deveriam ser sigilosas, detalhes da investigação foram parar na primeira capa dos jornais. Entenda o caso: https://www.b9.com.br/36830/internet-transformou-todo-mundo-em-detetive/

E o que dizer sobre o caso de uma página que divulgou imagens de uma mulher que supostamente estaria envolvida em sequestros e bruxaria. “Detetives” amadores localizaram uma suspeita que foi espancada até a morte e só depois ficaram sabendo que mataram uma mãe inocente. Entenda o caso: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-morta-apos-boato-em-rede-social-e-enterrada-nao-vou-aguentar.html

Os perigos da investigação amadora ficam muito bem ilustrados nestes dois exemplos e justificam nosso alerta.

Tenham em mente que o custo benefício de uma investigação feita corretamente é muito bom. Os agentes envolvidos na execução do trabalho devem respeitar os limites legais, priorizar o sigilo, realizar o trabalho de forma técnica e com equipamentos apropriados. 

Contrate um serviço profissional e transparente. Ferreira Detetive é sinônimo de respeito e referência em investigação privada em Santa Catarina.